domingo, 4 de julho de 2010

Olha só que interessante...

Li há instantes... me fez pensar ainda em um texto que eu tinha escrito há alguns dias...

As três peneiras


Olavo trabalhava numa grande empresa e foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para ficar bem visto pelo novo chefe, saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele…
Nem chegou a terminar a frase, pois Juliano, o chefe, replicou de imediato:
- Espere aí, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Três peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem a certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que…
E, novamente, o Olavo foi interrompido pelo chefe:
- Então a sua historia já falhou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. Você gostaria que os outros também dissessem a seu respeito aquilo que você me vai contar?
- Claro que não! Deus me livre, chefe - disse o Olavo, assustado.
- Então, - continuou o chefe - a sua historia falhou a segunda peneira.
- Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato ou até mesmo divulgá-lo a terceiros?
- Não, chefe. De fato, passando pelo crivo dessas peneiras vi que não sobrou nada do que eu iria contar-lhe - disse o Olavo, surpreendido.
- Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? disse o chefe, que continuou:
- Da próxima vez que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de o divulgar, porque:
AS PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS,
AS PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS,
E AS PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.

Quero então compartilhar o meu texto com vocês:

As pessoas

     As pessoas... Quem são as pessoas, que nos importam as pessoas, quem são esses que horas nos amam horas nos odeiam? Já reparou que as pessoas sempre têm algo para falar sobre a vida dos outros, sempre tem um palpite, uma idéia melhor – do que o dono da vida. Já reparou... Alguém inicia um relacionamento o comentário é: “sério, ah não vai durar, eles não combinam porque...” e aí disparam comentários maldosos. Ou um casal termina o relacionamento, o comentário é: “não acredito, eles pareciam se dar tão bem, eu não falei que tinha alguma coisa errada?”... Haja paciência!
     Essas mesmas pessoas, ainda que estejam querendo o bem do outro, sempre tem seu comentário, sua “fofoquinha” pra fazer... Por quê? Por que não deixam que cada um cuide de sua própria vida? Por que cada um não pode ter seu próprio modo de encarar a vida e até seu direito de errar? Ah, as pessoas... Às vezes nós somos alvo delas... Às vezes nós somos as pessoas que tem alguém como alvo.
     Sinceramente... Deixem as pessoas... Deixe que digam, que pensem, que falem [como diz uma música]. Temos sim um compromisso como testemunhas de Deus e temos que nos esforçar ao máximo para honrarmos nosso Deus em nossas vidas e em nossas atitudes... Somos sim testemunhas vivas do evangelho... Mas essa gente fofoqueira futriqueira e que só quer falar, e que só quer criticar e que só quer intrometer... Deixa eles pra lá... Bem pra lá... Bem longe das decisões que decidem a vida. Porque se ouvindo alguém você acertar elas vão estar lá... as pessoas... todos vão querer um tico de glória, mas se errar... elas também vão estar lá, mas pra apontar, pra acusar... É são as pessoas!

5 comentários:

  1. Muito bacana sua reflexão,eu já li este texto antes mas os personagens ñ tinham nome próprio!
    Eu tenho a impressão de que você estava brava quando escreveu este texto.
    a melhor parte foi..."Mas essa gente fofoqueira futriqueira"...enfim.
    Vc fica brava?

    ResponderExcluir
  2. "Deixa eles pra lá... Bem pra lá... Bem longe das decisões que decidem a vida."

    Pra pessoas como *eu é um exercício...
    Deixar opiniões olhares e fofocas longe o bastante para não gerarem reações que influenciem as decisões...

    Amo-te! Bjokass!

    ResponderExcluir
  3. Por experiência própria eu digo que as pessoas incomodam quando em nossa mente e em nosso coração elas (e suas opiniões) tem o 1º lugar. E também por experiência própria eu digo que isso acontece quando em nossa vida damos a primazia às nossas vontades, quando a "imagem" de quem verdadeiramente somos está em jogo, muitas vezes ficamos inseguros e as pessoas se aproveitam disso! Porém quando nós morremos pra nós mesmos e para as nossas vontades e damos a primazia a Deus e suas vontades em nossa vida, o fardo que era pesado fica leve. Isso pe uma luta diária e não é facil, contudo aqueles que te zombam prestarão contas com Ele no grande dia e você por sua vez ainda é chamado "bem aventurado" por sofrer calúnias e perseguições pelo nome de Jesus. E dessa forma as pessoas passam a não incomodar mais.

    ResponderExcluir
  4. Marco Tulio,
    Se eu fico brava? Bem.. eu rio, choro, concordo, descordo e vivo como todos, rsrsrs ... mas na verdade esse texto não parte de um momento de enfurecimento, mas sim, de uma reflexão e conclusão da vida...
    Obrigada por comentar!

    Gleyner,
    Obrigada por compartilhar suas reflexões por aqui.

    Ju e Sara
    Amo vcs amigas!!!

    ResponderExcluir