terça-feira, 22 de junho de 2010

O Tempo e o Modo... Deus quem decide pra nós

Quem guarda o mandamento não experimentará nenhum mal, e o coração do sábio discernirá o tempo e modo. Ec 8.5


     Veja bem... o primeiro passo para que possamos entender o que Deus quer de nós – qual a carreia que nos está proposta – é uma vida de intimidade com Ele e o segundo passo – esse para compreendermos quando e como a promessa se cumprirá – é termos sabedoria. Tiago explica que todos que querem sabedoria recebem liberalmente, basta pedir e crer. Sabedoria recebida, ainda falta muito para compreender... vocês já vão entender o que eu quero dizer.

     Muitas vezes percebemos o que Deus tenta, insisti e faz todo o possível para que vejamos... finalmente começamos a compreender o que Ele quer para nós, nos alegramos com a promessa de Deus, isso digo, para qualquer área de nossas vidas. Às vezes temos a – ou as – promessa de uma forma bem clara e em outros momentos percebemos aos poucos o que será.

     Com relação a isso percebo que com cada um de nós – e em cada fase – Deus age de uma forma diferenciada, afinal somos propriedade particular dEle, e assim que Ele trata a cada um, de uma forma particular. Então, alguns precisam de um tempo no deserto para se preparar, como Moisés, alguns vão recebendo informação a cada passo como Abrão, enfim, com cada um é de um jeito. O problema é que depois que recebemos a promessa queremos que Deus faça do nosso jeito e em nosso tempo, tentamos, então, ensinar a Deus qual a maneira que Ele deve agir e em que tempo Ele deve fazer...

     Afinal, venhamos e convenhamos... muitas vezes Deus precisa de nossa ajuda, de uma mãozinha nossa, certo?! Não! Errado! A Palavra de Deus diz que o coração do sábio discernirá, entenderá, compreenderá, o tempo e a maneira e não que decidirá... o tempo e maneira continua sendo de Deus!!!

     Lembra de Abrão – Abraão – quando a promessa não se cumpria? Em um momento sua esposa Sarai disse que Deus estava impedindo que ela gerasse então sugeriu que ele tivesse um filho de sua serva. Que beleza... então quer dizer que Deus – que tinha prometido que Abrão seria pai de muitas nações – não estava permitindo que Sara engravidasse... oi? Incoerente, não? Ele estava simplesmente esperando o tempo certo e a melhor maneira. E pior... Abrão acatou a voz de Sarai, o que não era errado para a sociedade da época, mas não era maneira de Deus, entende? Resultado: deu tudo errado... depois confira em Gênesis 16.

     O que eu quero dizer é que não devemos agir naturalmente, não temos que agir como a sociedade toda age, não devemos agir de acordo com o que ninguém diz... devemos somente agir como Deus fala para agirmos... para saber como agir, peça sabedoria e creia que receberá... aí você recebe e seu coração entenderá as coordenadas de Deus e entenderá o tempo e o modo. Mas nos lembremos... entendemos o tempo e a maneira, mas não somos nós quem decidimos... Deus não precisa de ajuda, Ele sempre sabe o que é melhor para nós!!!

3 comentários:

  1. ...Meu maior desejo é abandonar minhas “grandes idéias” e saídas, minhas próprias soluções...
    E então caminhar SEMPRE sob a direção de Deus.
    Sob a direção Dele, as únicas marcas que carregamos são as de uma vida completamente feliz.
    Não nos perdemos se Ele é o nosso guia,
    nada nos falta se Ele é nosso Pastor.

    ResponderExcluir
  2. Partindo do princípio exposto em mateus 6:33 ( buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescemtadas.), precisamos dar primasia ao reino de Deus, assim como também às promessas voltadas a ele. Tais promessas, de acordo com Hebreus 8 a partir do versiculo 6, são superiores e estão baseadas na nova aliança. São promessas de remissão de pecados, de reconciliação com Deus, e a maior de todas, a vida eterna com Cristo! É fato que devemos levar a vida da melhor maneira possível, porém devemos também viver com a certeza de que estamos aqui só de passagem e dar-mos preferência às coisas eternas. Na vida temos decepções, mas se você parar pra pensar no melhor momento que você já viveu ele não será nada se comparado à sensação de ser perdoado por Deus, de serem ouvidas e respondidas as tuas orações, a sensação de estar protegido e amado por Deus. Se você já viveu esse sentimento, sabe bem do que eu estou falando, se não procure vivenciá-lo, você não sabe o que está perdendo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o texto, que base
    Bibica,mfoi direcionado por
    Deus, e tambem com Gleyner. Experimentar Jesus, conhecê-Lo, é incomparavel.

    ResponderExcluir