quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Jogo da Vida

     Eu sei que vai ser difícil, ninguém falou que seria fácil crescer, virar gente grande... sei que em alguns momentos vou querer voltar atrás e em outros vou querer desistir [disso e do resto], mas sei também que o resultado final fará valer a pena. Eu vou fazer valer a pena.


     Nunca aprendi a jogar xadrez, são muitas peças que se movem de forma diferente, mas tenho aprendido um jogo tão mais difícil, o jogo da vida... E que jogo! Há momentos em que todas as peças parecem “travadas”, impossibilitadas, aí nós mesmos decidimos deixar pra lá, em outros dá pra terminar. E não é incrível como quem vê de fora, vê melhor? Muitas vezes parece que outras pessoas entendem melhor o que devemos fazer de nossas vidas, mas não interessa, o que interessa é que a peça que mexemos naquele determinado momento decide NOSSA vida. E se, por acaso, ouvirmos o conselho dos outros e der errado não poderemos culpá-los, a escolha foi nossa, a responsabilidade é nossa.

     Interessante também é que com cada pessoa que me relaciono inicio um jogo novo. Às vezes eu ganho, às vezes eu perco, às vezes o jogo termina, às vezes deixamos para terminar mais tarde, às vezes chamo alguém pra me ajudar, às vezes não dá pra terminar o jogo. Às vezes ninguém ganha, às vezes ninguém perde, às vezes ao mexer em uma única peça interferimos em tantas outras, às vezes dependemos da decisão do outro, às vezes só dependemos da nossa, às vezes depende da sorte. É a vida... Paulo coloca como uma corrida em busca de um premio, e é... hoje, eu coloco como um jogo.

     Vou ganhar... vou perder, mas espero terminar todos os jogos que comecei em minha vida...

3 comentários:

  1. Nossa, me identifico muito com tudo que você posta por aqui! Parece que sabe o que está na minha mente! Analisando esse texto específicamente, eu prefiro olhar pra vida como um playground. E em cada canto dele, em cada brinquedo, eu vejo uma área de nossas vidas. Nesse playground então tem a parte da espiritualidade, da família, dos amigos, do trabalho, tem a parte afetiva (seja o afeto platônico ou não rs), a parte dos medos, da insegurança, enfim. Confesso que alguns dentre esses jogos eu já perdi, alguns recomecei do zero, outros continuo jogando (e sinceramente não sei viver sem eles), e por fim aqueles não faço questão alguma de experimentar novamente!

    ResponderExcluir
  2. Existe um anime chamado Death Note, a história fala de um serial killer muito sagaz de 19 anos que chaman de Kira,e o considerado melhor detetive do mundo que chaman L, enquanto um tenta eliminr as provas que ligam a ele, o outro tenta formas de encrimina-lo,em certo momento da trama ambos se tornam até amigos.´
    É uma história legal porque trata de dois personagens astutos que tentam medidas de se livrar do outro estratégicamente.
    Na vida nunca sabemos ao certo se a situação estará a nosso favor ou não e nem como as pessoas vão reagir de acordo com nossos planos.

    ResponderExcluir
  3. Jacq!! Demaaaaais esse texto...
    Comecei comentar e me empolguei..rs.. Transformei numa postagem pro meu blog

    http://jbrrju.blogspot.com/2010/06/resposta-ao-jogo-da-vida.html

    ...humilde resposta ao seu post!
    Bjossssss!

    ResponderExcluir