sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cadê a Sabedoria?

Jó 28

1 Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.
2 O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.
3 O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.
4 Trasborda o ribeiro até ao que junto dele habita, de maneira que se não pode passar a pé; então, intervém o homem, e as águas se vão.
...
12 Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?
13 O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.
14 O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
15 Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.
16 Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
17 Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino.
18 Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.
19 Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.
...
28 Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

     O homem controla “tudo” que pode... Encontra “tudo” que há para ser encontrado... Não há fronteiras para achar o que possa ser precioso a seus olhos, esteja onde estiver... O homem busca, quebra, cava, insiste... E encontra... Mas o mais precioso de tudo o que o homem possa encontrar não se encontra como o homem está acostumado a encontrar... Não se acha assim, não se paga com nada, por mais ”precioso” que seja a seus olhos... Nem dinheiro, nem ouro, nem prata, nem pedra preciosa alguma, por mais preciosa que seja nada é como a SABEDORIA. Mas, e aí... como encontrá-la? Simples, temendo a Deus e desviando-se do mal. Eu sei, nem sempre é fácil, mas eu não disse quer era fácil eu disse que era é simples, e é... Tão preciosa, tão importante, tão simples ... e tão rara de ser encontrada nas pessoas, em nós. Mas basta estarmos dispostos a temer a Deus e a nos desviarmos do mal... Chegaremos lá, se quisermos! Eu quero, você quer?

3 comentários:

  1. Vários textos bíblicos revelam ser esta, exposta em Jó 28:28, a verdadeira sabedoria e inteligência e particularmente tem um que eu gosto muito. É o de Provérbios 3:1-8, que diz: "Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não de desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teus pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; TEME AO SENHOR E APARTA-TE DO MAL; isso será saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos."

    Porém é fácil se perder no caminho que leva à verdadeira sabedoria, uma vez que podemos confundir os nossos desejos com desejos de Deus e até mesmo a nossa saberia com a sabedoria de Deus.É interessante que o mesmo Salomão (O Pregador)que escreveu provérbios, anos mais tarde devido à experiência adquirida, disse em Ec 1:17, "Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado(obs: a muita sabedoria tem seu preço, seu pesar, tais coisas não são atribuídas aos estúltos presos em suas vidas sistematizadas e que ao menos se perguntam o por que de viverem assim); e quem aumenta ciência aumenta tristeza (obs: quem só aceita coisas científicamente comprovadas, diminui a fé. E é a fé que nos faz ter esperança. Sem fé e sem esperança, só com a "verdade" nua e crua, aumenta demasiadamente a tristeza, por não haver saída pra vários problemas)". Portanto, o que podemos perceber no texto de provérbios, é que para chegar à verdadeira sabedoria e inteligência é necessário confiar em Deus e sempre pedir sua orientação na hora de tomar-mos decisões em nossas vidas, por mais simplórias que elas possam parecer, assim como a Jacq disse em "o jogo da vida" as vezes movemos peças que interferem em várias outras. Em síntese, devemos ter intimidade para falar com Deus e uma vida reta para também ouvir Ele falar.

    ResponderExcluir
  2. Ler: "Desviar-se do mal e temer à Deus" Dá até uma sensação de que não é tão difícil assim...

    "...Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo..."

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. A VERDADEIRA SABEDORIA E TEMER A DEUS E AVERDADEIRA INTELIGENCIA E DESVIAR DOS CAMINHOS DO MAL RSRSRRS TOU CONSEGUINDO !! felipelopes87@hotmail.com 99771525 pregador !

    ResponderExcluir