sexta-feira, 25 de junho de 2010

É difícil conquistar, é fácil estragar tudo!

Hebreus 12
1 Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta,

Eclesiastes 9
18 Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens.

Eclesiastes 10
1 Assim como a mosca morta faz exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia.

     Já cheirou o perfume do ungüento? Cheiro forte, né? Se uma mosca, uma [simples] mosquinha, cai em um pote cheio de ungüento inutiliza, estraga tuuuudo! Não dá pra tirar a mosquinha e reaproveitar o resto, estraga tuuuudo... Então, tem vivido uma vida com Deus? tem sido bom exemplo? Tem cuidado e corrido a carreira que a você foi proposta? Têm sido sábio? Bom, bacana... Mas... Então... ATENÇÃO: uma gota de insensatez estraga TUDO... tenhamos sabedoria e pensemos muito antes de agir... que Deus nos dirija.

Deus tem Tanto mais

Jeremias 12
1 Justo serias, ó SENHOR, ainda que eu entrasse contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que cometem o mal aleivosamente?
2 Plantaste-os, e eles arraigaram-se; avançam, dão também fruto; chegado estás à sua boca, mas longe do seu coração.
3 Mas tu, ó SENHOR, me conheces, tu me vês e provas o meu coração para contigo; impele-os como a ovelhas para o matadouro e prepara-os para o dia da matança.
4 Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo o campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso último fim.

     É... as vezes é BEM complicado aceitar as situações que nos rodeiam, muitas vezes ficamos tristes, desapontados e nos sentimos injustiçados... Então: BEM VINDOS! Essa é a vida. O tal do “sol” nasce para justos e para injustos, é assim que é, e não adianta ficarmos irados está escrito no primeiro capítulo do livro de Tiago que a nossa ira não opera a justiça de Deus, que aliás, é incomparável a nossa e é [realmente] justiça.
     É fácil nos sentirmos injustiçados, e é até fácil encontrarmos pessoas que concordem conosco, mas quem vê a coisa toda, de forma onisciente, onipresente e onipotente só é Deus, vai por mim, a justiça dele é realmente justiça e não a nossa.
     Veja bem, concordo que existem situações que nos deixam indignados assim como Jeremias ficou, e às vezes oramos a Deus como Jeremias orou, e aí... o que Deus faz? Responde a nós como respondeu a Jeremias... Repare a resposta de Deus:

5 Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?

     Deus tem tanto mais para nossas vidas, tanto, tanto, vamos parar de reclamar enquanto ainda corremos com os que vão a pé e estamos em casa de paz? Há todo tempo Deus está nos preparando para o próximo estágio, que será terá ainda mais situações “complicadas”, porque[com Deus] vivemos uma vida de ascendência, sempre precisamos aprender, crescer e chegar a lugares novos. É o que eu sempre digo: ninguém disse que seria fácil, mas é com certeza gratificante e enriquecedor.

Cadê a Sabedoria?

Jó 28

1 Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.
2 O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.
3 O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.
4 Trasborda o ribeiro até ao que junto dele habita, de maneira que se não pode passar a pé; então, intervém o homem, e as águas se vão.
...
12 Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?
13 O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.
14 O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.
15 Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.
16 Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.
17 Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino.
18 Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.
19 Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.
...
28 Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

     O homem controla “tudo” que pode... Encontra “tudo” que há para ser encontrado... Não há fronteiras para achar o que possa ser precioso a seus olhos, esteja onde estiver... O homem busca, quebra, cava, insiste... E encontra... Mas o mais precioso de tudo o que o homem possa encontrar não se encontra como o homem está acostumado a encontrar... Não se acha assim, não se paga com nada, por mais ”precioso” que seja a seus olhos... Nem dinheiro, nem ouro, nem prata, nem pedra preciosa alguma, por mais preciosa que seja nada é como a SABEDORIA. Mas, e aí... como encontrá-la? Simples, temendo a Deus e desviando-se do mal. Eu sei, nem sempre é fácil, mas eu não disse quer era fácil eu disse que era é simples, e é... Tão preciosa, tão importante, tão simples ... e tão rara de ser encontrada nas pessoas, em nós. Mas basta estarmos dispostos a temer a Deus e a nos desviarmos do mal... Chegaremos lá, se quisermos! Eu quero, você quer?

Gente...

Comentaristasas: Gleyner, Jú, Sara e marco túlio, seguidores: Alexandre, LuisEl e Egna Del Valle e quaisquer outros queridos leitores... muito obrigada. É tão bom entrar e ver seus comentários ou saber que vocês passaram por aqui. Vi os textos da Jú e da Sara [de Fábio Reynol] gostei muito... Gleyner amei a versão do playground, concordo contigo, já tinha pensado nisso também... acho que essa idéia vai render outro texto em breve, rs! Beijos a todos!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Jogo da Vida

     Eu sei que vai ser difícil, ninguém falou que seria fácil crescer, virar gente grande... sei que em alguns momentos vou querer voltar atrás e em outros vou querer desistir [disso e do resto], mas sei também que o resultado final fará valer a pena. Eu vou fazer valer a pena.


     Nunca aprendi a jogar xadrez, são muitas peças que se movem de forma diferente, mas tenho aprendido um jogo tão mais difícil, o jogo da vida... E que jogo! Há momentos em que todas as peças parecem “travadas”, impossibilitadas, aí nós mesmos decidimos deixar pra lá, em outros dá pra terminar. E não é incrível como quem vê de fora, vê melhor? Muitas vezes parece que outras pessoas entendem melhor o que devemos fazer de nossas vidas, mas não interessa, o que interessa é que a peça que mexemos naquele determinado momento decide NOSSA vida. E se, por acaso, ouvirmos o conselho dos outros e der errado não poderemos culpá-los, a escolha foi nossa, a responsabilidade é nossa.

     Interessante também é que com cada pessoa que me relaciono inicio um jogo novo. Às vezes eu ganho, às vezes eu perco, às vezes o jogo termina, às vezes deixamos para terminar mais tarde, às vezes chamo alguém pra me ajudar, às vezes não dá pra terminar o jogo. Às vezes ninguém ganha, às vezes ninguém perde, às vezes ao mexer em uma única peça interferimos em tantas outras, às vezes dependemos da decisão do outro, às vezes só dependemos da nossa, às vezes depende da sorte. É a vida... Paulo coloca como uma corrida em busca de um premio, e é... hoje, eu coloco como um jogo.

     Vou ganhar... vou perder, mas espero terminar todos os jogos que comecei em minha vida...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Apesar de...

"... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente..."
Clarice Lispector

O Tempo e o Modo... Deus quem decide pra nós

Quem guarda o mandamento não experimentará nenhum mal, e o coração do sábio discernirá o tempo e modo. Ec 8.5


     Veja bem... o primeiro passo para que possamos entender o que Deus quer de nós – qual a carreia que nos está proposta – é uma vida de intimidade com Ele e o segundo passo – esse para compreendermos quando e como a promessa se cumprirá – é termos sabedoria. Tiago explica que todos que querem sabedoria recebem liberalmente, basta pedir e crer. Sabedoria recebida, ainda falta muito para compreender... vocês já vão entender o que eu quero dizer.

     Muitas vezes percebemos o que Deus tenta, insisti e faz todo o possível para que vejamos... finalmente começamos a compreender o que Ele quer para nós, nos alegramos com a promessa de Deus, isso digo, para qualquer área de nossas vidas. Às vezes temos a – ou as – promessa de uma forma bem clara e em outros momentos percebemos aos poucos o que será.

     Com relação a isso percebo que com cada um de nós – e em cada fase – Deus age de uma forma diferenciada, afinal somos propriedade particular dEle, e assim que Ele trata a cada um, de uma forma particular. Então, alguns precisam de um tempo no deserto para se preparar, como Moisés, alguns vão recebendo informação a cada passo como Abrão, enfim, com cada um é de um jeito. O problema é que depois que recebemos a promessa queremos que Deus faça do nosso jeito e em nosso tempo, tentamos, então, ensinar a Deus qual a maneira que Ele deve agir e em que tempo Ele deve fazer...

     Afinal, venhamos e convenhamos... muitas vezes Deus precisa de nossa ajuda, de uma mãozinha nossa, certo?! Não! Errado! A Palavra de Deus diz que o coração do sábio discernirá, entenderá, compreenderá, o tempo e a maneira e não que decidirá... o tempo e maneira continua sendo de Deus!!!

     Lembra de Abrão – Abraão – quando a promessa não se cumpria? Em um momento sua esposa Sarai disse que Deus estava impedindo que ela gerasse então sugeriu que ele tivesse um filho de sua serva. Que beleza... então quer dizer que Deus – que tinha prometido que Abrão seria pai de muitas nações – não estava permitindo que Sara engravidasse... oi? Incoerente, não? Ele estava simplesmente esperando o tempo certo e a melhor maneira. E pior... Abrão acatou a voz de Sarai, o que não era errado para a sociedade da época, mas não era maneira de Deus, entende? Resultado: deu tudo errado... depois confira em Gênesis 16.

     O que eu quero dizer é que não devemos agir naturalmente, não temos que agir como a sociedade toda age, não devemos agir de acordo com o que ninguém diz... devemos somente agir como Deus fala para agirmos... para saber como agir, peça sabedoria e creia que receberá... aí você recebe e seu coração entenderá as coordenadas de Deus e entenderá o tempo e o modo. Mas nos lembremos... entendemos o tempo e a maneira, mas não somos nós quem decidimos... Deus não precisa de ajuda, Ele sempre sabe o que é melhor para nós!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Tava na Hora

     Não é nada fácil descobrir verdades que machucam, verdades verdadeiras que nós mesmos tentamos esconder por crer que não... crer que não era possível, crer que não era mentira, crer que não teria errado tanto tempo. Cabe a cada um se resolver e entender que o que aconteceu aconteceu, sim, não dá para voltar atrás, não, mas dá para encher a mala e seguir com a bagagem de experiências que cada situação nos traz.


     Que bom poder saber que dá para começar de novo ... O desafio maior, nem minha opinião, não é decidir quem somos, mas é ter coragem de ser quem queremos ser. Sabe, Jesus não prometeu uma viagem sem dificuldades, o que Ele garante é uma viagem com certeza de chegada

     Tanta coisa... Que passou... Como tudo nessa vida passa, que teve lado ruim e lado bom, como tudo nessa vida tem...

     Resolvi que estava na hora... na hora de tirar o que não serve do guarda roupa, de decidir quais móveis ficam, quais serão restaurados, quais móveis vão... quais eu vou doar, quais não quero mais... resolvi decidir o quero jogar fora. Resolvi varrer o pó pra fora da casa, resolvi colocar algumas coisas no sol... resolvi rasgar alguns retratos, resolvi comprar algumas coisas, fazer novas aquisições. Resolvi abrir a janela pra arejar e sentar um pouco lá fora pra observar. Quero ver o movimento, sentir a brisa do vento, sentir o sol me aquecer.