sábado, 28 de agosto de 2010

Novo céu

      Olhando o mesmo céu que olho há anos andei observando, e aí dá pra ver o quanto eu mudei. O céu tá diferente, gosto mais de olhar pra ele e de perceber o que tem lá... subo o mesmo andar e ando o mesmo chão há tempos, mas agora dá mais gosto de caminhar. Agora prefiro passos mais lentos, ainda que continuem largos, pra poder observar a paisagem. Ainda quero chegar, mas não com tanta pressa mais, prefiro ir devagar, aproveitar tudo [e todos] que me rodeiam no percurso.
      Engraçado, é que, quando eu percebi o quanto a vida passa rápido foi que eu entendi que é bom aproveitá-la vagarosamente... cada detalhe, cada sorriso, cada choro, cada obstáculo, cada vitória, cada segundo... tudo tornou-se mais precioso pra mim. O céu de sempre, aquele que olho há anos, olha pra mim diferente esse ano... ele tá lá, onde sempre esteve, mas hoje dá gosto de olhar.
      Todo dia que eu subo, e a imagem de céu começa a se formar pra mim, eu vejo o quão lindo ele é... a brisa do vento, que já tantas vezes deve ter me abraçado de forma desapercebida, agora me faz sentir bem. Esse céu sabe muito de mim. Já me viu passar pensando em mim, pensando nos outros, já passei por ele preocupada, querendo avançar e decidida a desistir... esse céu já me viu passar com pressa e teimosa, com medo da chuva ou ansiosa pelo sol... passei por esse céu, que por tanto tempo passou por mim a toa, o tempo todo em todo tempo, e logo agora ele foi me fazer entender mais sobre mim.
      Céu que já foi preto e branco, céu que já fez diferença nenhuma, agora faz diferença toda pra mim... Vejo tudo de outro jeito e em minha falta de modéstia ouso dizer que cresci, amadureci, me ampliei, ouso achar que fiquei mais experiente... e ouso acreditar que realmente me reinventei... na verdade, sou quem fui, sou quem sou agora.
      Sempre disse que as pequenas coisas são importantes e são as reais responsáveis pelo todo, então... continuo concordando comigo, mas entendo melhor. Quero dar mais atenção ao caminho, quero respirar fundo, quero dormir até [bem] mais tarde, quero acordar cedo, retomar alguns projetos importantes, quero novos ares... Tenho um chão, que quase não piso mais, que um dia, prometi, me faria sempre lembrar de onde vim, agora tenho um céu que me faz [todo dia], seja [in]tenso ou não, lembrar quem sou, que sou por causa de quem fui.
      Pensando em tudo isso daqui [de mim e dos outros] vi que é isso mesmo... existem coisas que a gente que tem que decidir, o tempo ajuda, a paciência é fundamental e se eu não quiser ser feliz, o que poderão fazer por mim? Passei muito tempo querendo chegar num lugar, não aproveitei direito o caminho, e quando tava quase chegando percebi que eu não queria mais seguir pra lá... mudei de rumo, trilho caminho novo... não vou mentir, sei qual lugar quero chegar, mas hoje aproveito o caminho todo, com tudo o que nele há.
      Sabe o que é? É que um dia a gente acorda diferente e dá coragem de lutar pela própria felicidade, cada atitude gera conseqüências... trilhar um novo rumo, as vezes, dá a impressão que tem algo errado, como se fosse o contra fluxo [o que pode ser real].. mas aí a gente segue pra onde decidiu segui e a paz que dá justifica o todo. O céu que já me constrangeu tá bem diferente, não nele, em mim... um dia olhei pra ele, ou talvez ele olhou pra mim, e daí eu percebi que graça que é isso tudo, ao redor... que beleza que é escolher a nossa escolha e seguir... que bom que é esse céu, que todo dia me vê e olha pra mim do jeito que sou.
      Confesso, não olho todo dia pra ele, nos dias de pressa ele passa batido, e tem os dias de pensamento perdido, longe que nem lembro que ele tá ali, mas o tempo todo ele tá em mim, tô diferente e daqui pra sempre o sentido desse céu, que me ajuda a perceber o quão perfeito é, fará parte de mim.

5 comentários:

  1. Como escreve bonito desse jeito? Aguardarei em breve a publicação do livro! É só publicar!

    ResponderExcluir
  2. O mundo anda tão complicado que esquecemos que o grande barato da vida é ter objetivos para se alcançar. O problema é que falamos tanto em foco que perdemos a capacidade de olhar outra coisa que não seja a meta. É por isso não percebemos o cheiro da terra da estrada. Não observamos o orvalho na pétala de uma flor. Não abrimos os braços para o sol. Como você disse, as pequenas coisas são as que fazem o todo.
    Grande texto!!
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!

    Subscrevo suas palavras:

    Engraçado, é que, quando eu percebi o quanto a vida passa rápido foi que eu entendi que é bom aproveitá-la vagarosamente...

    A vida é o hoje, os momentos, o PRESENTE que é um presente!

    Te seguindo aqui!

    Abraços,

    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Jacqueline , vc é a linda apresentadora do programa Nosso Programa da Rit tv ? se for sou seu
    fã e te considero a apresentadora mais bela e meiga de todas TVS do Brasil . Parabens pelo seu
    otimo programa, viu, voce é otima apresentadora.
    bjos do Fênix

    ResponderExcluir
  5. Jacqueline, uma pergunta. voce tem pagina no Orkut?
    e tem comunidade no Orkut? gostaria muito de participar com belas mensagens de reflexão ok?

    ResponderExcluir